Inovação

A inovação, enquanto atitude, é a resposta de uma empresa perante os desafios e as oportunidades do avanço tecnológico e do conhecimento em geral. A renovação (leia-se, inovação) disponibiliza objetos (equipamentos) e métodos, cuja aplicação visa um progresso sustentável que não tem outro objetivo senão a excelência.

De uma forma exemplar e sem paralelo em Portugal, a EPDM mostra um volume de investimento em equipamentos na vanguarda tecnológica que se afirma como um compromisso da empresa, determinada na inovação.

Prova disso é a recente aquisição de um MLA (Mineral Liberation Analysis), suportado por um laboratório de preparação de amostras equipado com os melhores produtos/equipamentos que o mercado pode oferecer.

O MLA, um caso particular de um microscópio eletrónico, permite a produção de conhecimento/dados de uma forma autónoma, rápida e controlada. Esse conhecimento reverte favoravelmente em dois sectores específicos da atividade mineira, á qual a EPDM está ligada.


Por um lado, o sector da prospeção beneficia de um reforço considerável na interpretação dos seus resultados, cuja compreensão permite traçar com maior eficiência e segurança estratégias de abordagem aos depósitos minerais.

Por outro, ao nível do tratamento de minérios, o MLA, pelas suas características, oferece a possibilidade de extrair informação com uma utilidade inquestionável no melhoramento dos seus processos, identificando e corrigindo eventuais problemas.

 

Embora a aquisição dum equipamento desta natureza represente um avultado investimento económico, as vantagens que lhe são inerentes materializam-se num rápido retorno que legitimam a sua aquisição.

Desta forma, uma aposta convicta na inovação oferece não só melhores resultados, como também garante uma autonomia crescente que ambiciona evoluir numa prestação de serviços à escala global.